Data de Publicação:
sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
Publicado por
Cidades Digital
Primeira peça de teatro de Igarapé é exibida
Quase às vésperas do Natal, a população de Igarapé foi presenteada com a primeira peça de teatro produzida por atores da própria cidade. Na sexta-feira, 20, os alunos do Curso de Teatro da Casa da Cultura apresentaram ao público o espetáculo Maldita Herança - peça criada por eles, sob a direção do professor Renato Millani. A estreia foi prestigiada por amigos e familiares dos atores que lotaram o auditório da Casa da Cultura.
O espetáculo, uma comédia de mistério policial, retratou a estória de uma família extremamente ambiciosa, que desrespeita todos os valores éticos para se dar bem, após a morte do personagem central da trama. Sob o clima de cobiça, sem escrúpulos ou sentimentos nobres, a peça revela o lado obscuro dos personagens mas também leva o público à reflexão sobre a importância das relações humanas.
Apesar de confessar um certo nervosismo e “um friozinho na barriga” antes de abrir as cortinas, Gabriela Alexandrina Barros, 15 anos, mostrou boa performance ao incorporar
uma das viúvas do morto. “ Assim que entrei em cena, o nervosismo foi embora. Pra mim , poder representar foi a realização de um sonho. Quero continuar com aulas as de teatro em 2014”.
A aluna Ione de Almeida, 67 anos, também mostrou talento ao interpretar a sogra do morto e disse que desde a infância , gostou do universo das artes cênicas. Durante permanência em um internato em Itabira, chegou a fazer pequenas interpretações, mas nunca foi adiante, mas agora viu no curso uma oportunidade. Ela também falou da segurança de interpretar após passar pela Oficina de Teatro da Casa da Cultura. “ Durante as aulas aprendemos muitas técnicas que nos deixam mais a vontade em cena. Por isso o nervosismo é só no início”, revelou.
Curso - Totalmente gratuitas e arcadas pela Prefeitura, a oficina de teatro é ministrada pelo ator e diretor de teatro, Renato Millani. As aulas, com duração de três horas, ocorrem uma vez por semana. Nas aulas de Teatro são trabalhadas as habilidades vocais, expressão corporal, presença cênica, elementos para compor nuances de suspense e surpresa, e também outras como posicionamento do ator no palco, construção do personagem, além de textos, cenas e contracenas.
Além dessas duas oficinas, a Prefeitura de Igarapé oferece gratuitamente outros cursos na área cultural. Na Casa da Cultura são oferecidas as aulas de capoeira, tambores e dança, e no Espaço da Música, oficinas de viola, violão e coral. Mais informações pelo telefone 3534.4253
Fonte: Prefeitura de Igarapé