Data de Publicação: sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
Publicado por Cidades Digital

Prefeitura de Betim firma convênio com Estado e União para construção de 29 UBSs

Cumprindo um dos propósitos estabelecidos no Plano de Metas 2013-2016, a Prefeitura de Betim, em parceria com os governos estadual e federal, vai construir 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o município. Dessas, 12 serão unidades novas, 12 para substituição de sedes já existentes em imóveis alugados e cinco para substituição de sedes próprias, mas em estado não adequado para atendimento. O contrato, que vai viabilizar as construções, será firmado durante um evento que acontece na próxima terça-feira (17), no hall do Centro Administrativo João Paulo II, às 10h, com a presença do governador Antônio Anastasia (PSDB) e do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge. O recurso destinado às obras é de R$ 36.856.950.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é que as obras comecem logo depois do período chuvoso, entre março e abril de 2014. O objetivo é que sejam concluídas em um ano. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Mauro Reis, o convênio a ser firmado irá proporcionar inúmeros benefícios à rede de saúde pública do município. "A construção de 29 Unidades Básicas de Saúde vai possibilitar a ampliação da cobertura do município para a Atenção Primária no que se refere à prevenção e controle de doenças, atendendo diretamente os moradores de cada região, resultando em uma rede de saúde mais abrangente", disse. "Algumas unidades não possuem a estrutura adequada para o funcionamento de uma UBS, por isso, essa readequação irá beneficiar não só a população, mas também os profissionais da saúde, que terão melhores condições de trabalho em locais apropriados", completou Reis.

Mais unidades de saúde

Além das 29 unidades, duas UBS (Bandeirinhas e Dom Bosco) já estão em fase de construção e devem ficar prontas em 2014. Outras duas (Duque de Caxias e Cruzeiro do Sul) estão em fase de estudo e análise dos projetos.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Norte também está passando por obras complementares, que devem ser concluídas em janeiro de 2014. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que, até março, a unidade esteja totalmente equipada, com o quadro de profissionais completo para que, consequentemente, o atendimento à população possa começar.

Há ainda projetos para a construção de novas sedes para as Unidades de Atendimento Imediato (UAI) das regiões Alterosas e PTB, com recursos do município e do governo federal. As obras ainda serão licitadas e devem começar em março de 2014.

Reestruturação da Atenção Primária

Inúmeras ações para reestruturar a Atenção Primária foram desenvolvidas, desde janeiro. Dentre as principais, destaca-se a ampliação do número de equipes do programa Estratégia de Saúde de Família (ESF). No início deste ano, não havia nenhuma equipe credenciada no Ministério da Saúde (MS). Atualmente, são 72 completas e credenciadas (com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem). Há ainda 12 equipes que, para serem cadastradas, necessitam apenas de técnicos em enfermagem, que já estão sendo convocados pelo último concurso público. O intuito do ESF é promover saúde e proporcionar a prevenção de doenças por meio da aproximação da população dos profissionais que realizarão o atendimento. Ainda de acordo com o secretário municipal de Saúde, a meta do município é que, até 2016, haja 116 equipes completas e credenciadas no MS.

Para Reis, a administração municipal tem fomentado ações na área da Saúde, em especial no que se refere à Rede de Atenção Primária. "A Atenção Primária em Saúde tem o foco na prevenção de doenças e promoção em saúde, garantindo o acesso da população ao SUS, sendo porta de entrada deste sistema e ordenando a rede em vários níveis, como hospitalar, centros de especialidades, UPAs, dentre outros. Hoje, assistimos uma inversão do modelo proposto, tendo como porta de entrada o nosso hospital e as UPAs, com uma população adoecida, chegando, algumas vezes, tardiamente ao sistema", afirmou. "O que se pretende com o modelo de Atenção Primária é que a porta de entrada dos pacientes no SUS seja as UBSs, objetivando melhorar o atendimento e a qualidade de vida da população. E a construção de novas unidades será crucial para que esse contexto ocorra efetivamente", conclui Reis.

Raio-x das 29 Unidades Básicas de Saúde


Novas Unidades Básicas de Saúde
UBS Alto Boa Vista
UBS Bom Retiro
UBS Alto Brasiléia
UBS Celso Pedrosa
UBS Jardim Brasília
UBS Mutirão das Alterosas
UBS Parque Industrial
UBS São Cristóvão
UBS São Luiz
UBS Senhora das Graças
UBS Vila Bemge
UBS Vila Recreio

Unidades Básicas de Saúde que ganharão novas sedes


- Em substituição a imóveis alugados
UBS Alcides Bráz
UBS Alterosas II
UBS Amazonas
UBS Cachoeira
UBS Campos Elíseos
UBS Cidade Verde
UBS Nossa Senhora de Fátima


  • SOBRE »

    Publicado por Cidades Digital . Veja mais artigos sobre , , no Cidades Digital. Acompanhe o site através do RSS 2.0 e receba todas atualizações direto no seu E-mail.

    COMENTÁRIOS »

    BAIXE NOSSO APP



    http://www.cidadesdigital.com.br/2013/12/aplicativo-cidades-digital-v10.html


    APOIO