Data de Publicação:
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Publicado por
Cidades Digital
Concurso em BH elege detenta de 23 anos como a 1ª Miss Prisional
Foto: Gil Leonardi/Seds / Divulgação
Quinze detentas de cinco unidades prisionais da região metropolitana de Belo Horizonte (MG) disputaram na terça-feira o título de Miss Prisional. A vencedora da primeira edição do concurso foi Gisele Rodrigues de Souza, 23 anos, que cumpre pena no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (Piep), na capital. "Eu superei os meus objetivos e vejo que, se fui capaz disso, sou capaz de muitas outras coisas. Tenho que pagar pelo que fiz, mas vou sair firme e mudar de vida", comemorou a Miss Prisional 2013.
O concurso organizado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) ocorreu no pátio do Piep. As participantes foram avaliadas por oito jurados nos quesitos beleza, simpatia, postura, desenvoltura, rosto e corpo. Entre os avaliadores, estavam o estilista mineiro Ronaldo Fraga e a miss Minas Gerais 2013, Janaína Barcelos.
As detentas foram pré-selecionadas em desfiles feitos nas unidades prisionais. Elas entraram na passarela por duas vezes, em uma delas vestindo traje casual e, na outra, vestido de gala. Gisele Rodrigues, que arrebatou o primeiro lugar, ganhou um ensaio fotográfico com direito a um book com 20 fotos e vários brindes. Também foram premiadas as presas Sara Maria de Souza, pelo segundo lugar, Laíssa Assunção, em terceiro, e Luciana Stanziola, que foi eleita Miss Simpatia entre as próprias colegas.
"É muito bom estar maquiada, depois de nove meses sem usar nada", contou a detenta Paloma Guelber Diezete, que cumpre pena no Presídio de São Joaquim de Bicas II. "Se tem uma coisa que pode estimular alguém para a mudança é a autoestima. A autoestima muda não só a pessoa, ela pode mudar o mundo", afirmou o estilista Ronaldo Fraca.
A produção das candidatas, as roupas que elas usaram e a montagem do espaço foram fornecidas por parceiros do sistema prisional mineiro. A previsão é que, no ano que vem, ocorra novamente o concurso, dessa vez com participação de todas as unidades prisionais de Minas Gerais. Hoje há cerca de 2,5 mil detentas cumprindo pena no Estado.
Fonte: terra.com